Tromox Ukko S: moto elétrica com quadro de alumínio e design premiado
A Tromox lançou a Ukko S, sua moto elétrica ‘premium’ que chega com especificações superiores e design premiado na Europa, do selo de design de renome mundial, o iF DESIGN AWARD 2022.
O iF Design Award é um dos prêmios de design mais importantes do mundo, identificado como um árbitro de qualidade para design excepcional. O júri do iF reconheceu a Tromox Ukko S por seu ‘impacto social, conceito de design e diferenciação de outros produtos similares’.
Para ser franco, a Ukko S parece ter saído do futuro, com desenho bem agressivo e futurista, e esquemas de cores diferenciados. É totalmente única e arranca olhares por onde passa.
Mas não é só a beleza que define essa moto elétrica. Ela chega com a melhor tecnologia, deixando as concorrentes um passo atrás. Primeiro, o chassi (quadro) é todo em alumínio, incluindo o monobraço oscilante traseiro, item geralmente disponível apenas em motos superesportivas de alta cilindrada. Ele é leve e resistente, passando por mais de 1 milhão de vezes em teste de fadiga de vibração.
Segundo, ela conta com motor elétrico central e transmissão final por correia (na versão S e S Pro), configuração geralmente vista em motos elétricas potentes e caras, como a LiveWire One e Zero SR, por exemplo. A potência de pico é de 8000W com torque máximo de 180Nm, que permite uma velocidade máxima de até 93 km/h.
Terceiro, a bateria removível é gigante, de 72V e 55Ah, que permite uma autonomia de até 160 km com apenas uma carga. Ela conta com tecnologias como sistema CAN automotivo, sistema BMS, células de bateria ‘blade’ e carcaça de liga de alumínio.
Por fim, mas não menos importante, ela traz app Tromox exclusivo, com rastreamento de localização em tempo real, NFC, Smart Key e painel digital em TFT colorido de 5,5″ (na S e S Pro, a S Lite conta com painel digital VA).
Completa o pacote a iluminação Full-LED, com faróis de LED de lente dupla IP67 à prova d’água com vidro óptico, câmera dupla frontal e traseira 1080P (apenas na versão S Pro), freios CBS (ABS na versão S Pro), interruptor de segurança do suporte lateral, e revestimento em pó de cura dupla.
Enfim, a Tromox Ukko S é vendida no Japão por ¥ 649,800 (aproximadamente US $ 5,000 ou R$ 23,8 mil). A empresa diz que pretende se tornar a líder global na indústria de mobilidade elétrica, criando motocicletas elétricas exclusivamente para jovens pilotos em todo o mundo.
Para mais informações, acesse o site https://www.tromox.com/.
fotos: divulgação
Essas motos eletricas ja sao vendidas no brasil?