Suzuki e-Burgman: A nova geração de scooters elétricas que vai revolucionar o mercado
A Suzuki está dando passos significativos rumo à eletrificação com sua nova scooter elétrica, a e-Burgman. Após testes iniciais realizados na Índia em 2020, a empresa agora está conduzindo testes em Tóquio, de abril a junho de 2023, com oito unidades da e-Burgman.
Esses testes estão sendo realizados pela Suzuki World Setagaya Minami e têm como objetivo coletar dados para o desenvolvimento de futuras scooters elétricas para fins comerciais e de lazer.
Uma das principais características inovadoras da e-Burgman é a sua bateria substituível, em contraste com as imagens de patentes anteriores que mostravam um design com bateria embutida.
Essa abordagem é semelhante à Mobile Power Pack da Honda e é possível graças a um consórcio de baterias intercambiáveis, que inclui Honda, Yamaha, KTM e Piaggio, que já estabeleceu um sistema padronizado para baterias intercambiáveis.
No Japão, a e-Burgman da Suzuki poderá se beneficiar das estações de carregamento instaladas pela Gachaco, uma empresa fundada pelas Big Four do país (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha).
Em abril de 2023, a Suzuki revelou as primeiras imagens e especificações da e-Burgman, que compartilha a carroceria com sua contraparte com motor a combustão, a Suzuki Burgman Street 125 EX.
A e-Burgman é especificada com uma potência de pico de 4 kW, o equivalente a aproximadamente 5,4 cv, e torque máximo de 18 Nm. O alcance estimado é de cerca de 44 quilômetros ao dirigir a uma velocidade constante de 60 km/h em terreno plano.
Apesar das especificações iniciais e das imagens reveladas, ainda não há informações precisas sobre quando e se a e-Burgman será lançada na Ásia e qual será o seu preço.
No entanto, a Suzuki está demonstrando um compromisso claro com a eletrificação ao desenvolver uma scooter elétrica com uma abordagem inovadora de bateria substituível, que pode ter um impacto significativo na mobilidade urbana e nas opções de transporte sustentável no futuro.
A e-Burgman da Suzuki é um exemplo do crescente interesse das montadoras em veículos elétricos, à medida que a indústria automotiva busca soluções mais sustentáveis para reduzir as emissões de carbono e enfrentar os desafios ambientais.
Com a rápida evolução da tecnologia de veículos elétricos e o aumento da conscientização sobre os problemas ambientais, é provável que mais fabricantes de motocicletas sigam o exemplo da Suzuki e busquem desenvolver opções de mobilidade elétrica inovadoras.
fotos: divulgação