HondaNotícias

Honda inicia comercialização de estações de baterias intercambiáveis

Compartilhar:

A Honda anunciou o início da comercialização no Japão do Honda Power Pack Exchanger e:, uma estação de baterias intercambiáveis, com a primeira unidade entregue à Gachaco Inc., uma empresa criada para oferecer serviços de compartilhamento de baterias.

Com isso, a Gachaco começou a operar o primeiro modelo de produção em massa do Honda Power Pack Exchanger e: no Japão.

O Honda Power Pack Exchanger e: é uma estação de baterias intercambiáveis que, simultaneamente, carrega múltiplas unidades do Honda Mobile Power Pack e: (MPP e:) e permite uma troca de baterias simples para os usuários de motocicletas elétricas e outros produtos móveis equipados com MPP e:.

De acordo com a empresa, os usuários terão acesso ao MPP e: totalmente carregados quando precisarem nas estações de trocas de baterias na cidade, o que permite um uso eficiente dos produtos de mobilidade eletrificados sem precisar esperar que as baterias sejam carregadas.

Desenvolvido como uma infraestrutura de bateria que pode alcançar uso amplo dentro e fora do Japão, o Honda Power Pack Exchanger e: apresenta um design exterior que combina com a paisagem urbana e adota o sistema Honda Power Pack Cloud, que gerencia de forma centralizada, em nuvem, todas as informações necessárias para uma operação de serviço de compartilhamento de bateria.

Além disso, a Honda buscou a conveniência e facilidade de uso tanto para os negócios de serviços de compartilhamento de baterias quanto para os usuários de produtos de mobilidade eletrificados.

honda estação baterias intercambiáveis

Gachaco

A Gachaco é uma empresa criada pela Honda, Kawasaki, Suzuki, Yamaha e ENEOS, para fornecimento de serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis para motos elétricas.

Ela foi constituída em 1º de abril e, além de prestar serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para motocicletas elétricas, também desenvolve a infraestrutura para esse serviço.

No futuro, além das motocicletas elétricas, a Gachaco promoverá o uso de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para outras aplicações, como baterias de armazenamento instaladas em estabelecimentos comerciais e residências particulares.

Além disso, as baterias gastas geradas pelo serviço de compartilhamento fornecido pela Gachaco serão coletadas por meio da plataforma de bateria como serviço (BaaS) em análise na ENEOS para uso secundário e terciário e, finalmente, reciclagem para uso cíclico de bateria.

Serviço de compartilhamento de bateria da Honda na Índia

A Honda também informou que iniciou um serviço de compartilhamento de bateria na Índia, realizados com um táxi triciclo elétrico (também chamados de ‘riquixás’).

O serviço consiste no fornecimento do ‘MPP e:’, uma bateria de íon de lítio capaz de armazenar uma grande quantidade de eletricidade, e que pode ser utilizada em uma variedade de dispositivos elétricos, incluindo produtos de mobilidade de pequeno porte como motos, scooters e triciclos.

Um serviço parecido já é oferecido em vários países pela Gogoro, uma das maiores e mais conhecidas empresas do segmento que, além de baterias substituíveis, oferece também scooters elétricas próprias.

MPP significa ‘Mobile Power Pack’, sistema de baterias portáteis e intercambiáveis da Honda, e é uma das iniciativas da empresa para atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e nas atividades corporativas em que está envolvida, até 2050.

Enfim, para mais informações sobre a Honda Motos, acesse https://www.honda.com.br/motos/.

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo generated by DesignEvo free logo designer