Nova tecnologia de bateria permite scooter elétrica ser recarregada em 90 segundos

Compartilhar:

Uma nova tecnologia de bateria para veículos elétricos pequenos está sendo desenvolvida e pode permitir que uma scooter elétrica seja recarregada em apenas 90 segundos. A MAHLE Powertrain e a Allotrope Energy revelaram uma nova tecnologia de bateria que oferece recarga ultrarrápida combinada com boa densidade de energia.

Ao combinar os benefícios de supercapacitores e baterias de íon de lítio tradicionais, a nova tecnologia de lítio-carbono permite que uma carga completa seja entregue em um tempo semelhante ao reabastecimento de um veículo movido a combustão interna.

Além disso, as células Li-C são isentas de metais raros, são totalmente recicláveis ​​e não são suscetíveis a eventos descontrolados.

Em um projeto colaborativo com a Allotrope Energy, a MAHLE Powertrain considerou como um ciclomotor elétrico poderia ser usado como um veículo de entrega urbana alimentado por uma bateria de lítio-carbono barata de pequena capacidade que poderia ser recarregada entre as paradas em apenas 90 segundos.

Como parte do projeto, a MAHLE Powertrain investigou o cenário de um serviço de entrega de fast-food com scooter elétrica baseado em cidade com um alcance alvo de 25 km. Uma bateria de íon de lítio convencional de 500 Wh exigiria uma recarga no meio do turno que, mesmo com um carregador rápido, levaria mais de 30 minutos. Além disso, o carregamento rápido regular reduz a vida útil da bateria a ponto de ela provavelmente precisar ser substituída a cada um ou dois anos.

Um pacote de lítio-carbono, no entanto, pode ser recarregado a 20 kW em apenas 90 segundos, o que significa que uma carga completa pode ser alcançada no tempo necessário para a próxima entrega a ser coletada.

bateria lítio-carbono

“Com o carregamento ultrarrápido, o tamanho da bateria pode ser otimizado para se adequar aos cenários em que o veículo será usado, e isso leva não apenas à economia de peso, mas também a reduções de custos que reduzem ainda mais as barreiras à descarbonização”, disse Dr. Mike Bassett, Chefe de Pesquisa da MAHLE Powertrain.

“O verdadeiro desafio veio em projetar a arquitetura elétrica capaz de absorver taxas de carga tão altas”, disse Bassett. “Além disso, sem sistemas de cobrança adequados no mercado que possam fornecer essas taxas de cobrança de um abastecimento doméstico, criamos nosso próprio projeto sob medida”, completou.

A solução que a equipe de Bassett encontrou usa seu próprio armazenamento de energia baseado em capacitor integrado para fornecer carregamento ultrarrápido de até 20 kW, aumentando a potência de uma conexão monofásica residencial típica de 7 kW, reduzindo assim o custo e a complexidade, eliminando a necessidade para atualizações caras de conexão à rede elétrica.

Por enquanto não há informação de quando essa bateria chegará ao mercado, mas o futuro elétrico é promissor. Atualmente, o tempo de carregamento de carros e motos elétricas cria uma barreira para muitas pessoas que gostariam de fazer a transição de combustível fóssil para elétrico.

fotos: divulgação

fonte

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer