Horwin Brasil irá usar baterias de Nióbio que carrega em menos de 10 minutos

Compartilhar:

A Horwin Brasil, uma empresa de motos elétricas, firmou parceria com a CBMM, empresa brasileira de Nióbio e a principal especialista mundial, para usar uma bateria de íons de lítio com Nióbio e carregamento ultrarrápido (menos de 10 minutos) nas suas motos.

De acordo com a empresa, o objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e contribuir para a popularização da eletromobilidade no país. Atualmente a marca comercializa as motos elétricas CR6 e CR6-Pro e as scooters elétricas EK3, EK1 e EK DS.

“A parceria com a Horwin Brasil é importante, pois acelera a aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com Nióbio também em motocicletas”, afirma Rogério Marques Ribas, gerente do Programa de Baterias CBMM.

Segundo a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero, este protótipo do projeto será apresentado no primeiro semestre de 2022. Será utilizada a motocicleta modelo CR6 da Horwin, que possui 6.200W de potência e até 150 km de autonomia.

“Com a expertise e o pioneirismo da CBMM, somados à nossa equipe altamente capacitada no desenvolvimento de novas soluções, a expectativa é que a motocicleta com bateria de Nióbio esteja disponível no mercado brasileiro já em 2024.”

“Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma motocicleta elétrica com carga ultrarrápida de até dez minutos. Além desse diferencial de recarga, as baterias de Nióbio trazem benefícios significativos em termos de segurança e vida útil da bateria, pois permitem até 20.000 cargas em uma faixa relativamente ampla, o que por si só é o maior avanço para este setor nos últimos tempos”, complementa Pricilla.

horwin cr6 moto elétrica

Ribas acrescenta que a tecnologia a ser utilizada na bateria da motocicleta elétrica é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a CBMM e a empresa japonesa Toshiba Corporation.

O gerente da CBMM explica que “a utilização do óxido de nióbio no ânodo das baterias de íon-lítio confere características especiais a este componente. Por ser um elemento bastante estável, permite operações mais seguras e eficientes. Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, que facilita a intercalação do lítio, permite uma recarga completa em menos de dez minutos, sem danificar a bateria”.

Ele acrescenta que, “devido a essas características únicas, as baterias com Nióbio são mais seguras e têm vida útil muito maior do que as baterias tradicionais.”

Sobre Horwin Brasil

A Horwin Brasil faz parte do grupo Horwin Global, hoje com mais de 700 distribuidores em todo o mundo, e exportando para mais de 60 países. O foco da Horwin sempre foi desenvolver uma motocicleta elétrica de alta potência com design, qualidade e tecnologia superiores. Todos os produtos Horwin refletem isso.

No Brasil, a empresa conta com um centro de distribuição em Manaus e, até o final de 2022, de acordo com a empresa, cada região do país terá um distribuidor/revendedor Horwin.

Além disso, eles dizem que, a partir do segundo semestre de 2024, usarão essa nova tecnologia de baterias de Nióbio em todas as motocicletas elétricas da marca, que permite um carregamento em menos de dez minutos.

Sobre a CBMM

A CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio e está no mercado há mais de 60 anos. A CBMM está sediada no Brasil, com subsidiárias nos Estados Unidos, Holanda, Cingapura e Suíça e escritórios de representação na China.

A CBMM fabrica e fornece produtos de nióbio e desenvolve aplicações para os setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. A empresa tem mais de 400 clientes em 50 países.

Seu modelo de negócios é pautado por uma sólida governança corporativa e baseia-se na garantia de fornecimento e desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com os mais renomados centros de pesquisa do mundo.

Enfim, para mais informações sobre a Horwin Brasil, acesse https://www.horwin.com.br/. Para mais informações sobre a CBMM, acesse https://cbmm.com/pt/.

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer