Davinci DC100: moto elétrica estilo café racer e quase um robô

Compartilhar:

A Davinci Motor está criando a DC100, uma moto elétrica estilo café racer que é quase um robô, pois consegue fazer coisas que quase nenhuma outra moto pode fazer.

Para quem não conhece, a Davinci Motor é uma empresa chinesa fundada em 2013 que, de acordo com eles, está empenhada em explorar a pesquisa e desenvolvimento de veículos robóticos. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento conta com engenheiros da Universidade Tsinghua em Pequim, considerada uma das mais prestigiadas da China.

Davinci DC100

Chamada de DC100, o modelo é uma moto elétrica de alta performance, com estilo café racer futurista. É diferente de quase tudo que vimos no mundo das duas rodas.

O chassi, por exemplo, é praticamente uma “caixa” estilizada feita de uma peça única de liga de alumínio, que não deixa aparecer o motor e a bateria. Já os garfos da suspensão dianteira, faróis e guidão, passam a sensação de uma verdadeira café racer.

Não basta ter farol redondo: eles são assimétricos, um maior, outro menor, colocados lado a lado, mas um mais acima, outro mais abaixo. O recurso adiciona exclusividade ao modelo.

Desempenho

A Davinci DC100 conta com um motor elétrico com 100 kW de potência máxima e 850 Nm de torque máximo. Ele permite uma velocidade máxima de 200 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3 segundos.

A bateria possui 17.7 kWh de capacidade, suficiente para uma autonomia de até 357 km (400 km no ciclo NEDC). Ela pode ser recarregada com um carregador rápido DC em apenas 30 minutos. Se for utilizada uma tomada comum, são necessárias 13 horas para o carregamento total.

davinci dc100

Por fim, ela conta com freios Brembo, suspensões Öhlins, ABS, Controle de Tração, Modos de Pilotagem, pneus Pirelli Diablo Rosso III, partida sem chave e atualização remota de firmware (FOTA).

Tecnologia

Mencionamos que a DC100 é quase um robô, pois conta com sensores avançados que rastreiam informações como, temperatura ambiente, temperatura da bateria, temperatura do motor, ângulo de inclinação, carga do motor, e velocidade das rodas dianteiras e traseiras, para garantir o desempenho ideal em todas as condições.

Além disso conta com os modos Ride Assist – assistência de pilotagem, Hill-Start Assist Control (HAC) – controle de partida na subida, Hill Descent Control (HDC) – controle de descida, Reverse Assist – marcha à ré, Combined Braking System – sistema de freios combinados e KERS – regeneração de energia.

Com o Ride Assist, quando o modo Drive (D) é selecionado e a alavanca do freio é liberada, a DC100 avança lentamente a uma velocidade máxima de 7 km/h para permitir uma partida suave. Já ao dirigir em uma ladeira, a DC100 detecta o ângulo de inclinação e ativa o sistema HAC para garantir um arranque suave. Com o HDC, ao descer ladeiras, a DC100 ajusta a velocidade para otimizar o equilíbrio e a recuperação de energia, e com o Reverse Assist, é possível dar ré com facilidade.

Por fim, mais tecnologia está sendo desenvolvida para o modelo, como o Self-balancing (auto-equilíbrio) que, graças à direção assistida elétrica (EPS) e à IMU de 6 eixos, ela será capaz de se equilibrar (ou seja, não irá cair), o Self-riding & Target recognition, que permite ela andar sozinha e seguir automaticamente o alvo previamente definido pelo piloto, e o Remote Control, um recurso de controle remoto que será adicionado ao Davinci App para habilitar novas funções, incluindo estacionamento automático e chamadas remotas.

Enfim, é possível reservar a Davinci DC100 no site oficial da marca. Para mais informações, acesse https://global.davincimotor.com/models/davinci-dc-100.

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer