Yamaha divulga detalhes e especificações da sua scooter elétrica E01

Compartilhar:

A Yamaha divulgou detalhes da sua scooter elétrica E01, um modelo com porte equivalente à NMax 160 e potência equivalente à scooters de 125cc. Ela será lançada em julho de forma experimental no Japão, Europa, Taiwan, Indonésia, Tailândia e Malásia, numa frota de compartilhamento.

Principal produto da empresa no segmento elétrico, a E01 será uma scooter equivalente a um modelo de 125cc, e que ainda receberá um nome final. Ela traz design moderno, com faróis principais posicionados como na superesportiva R1. Ela será testada em algumas cidades da Europa e seu lançamento ao público é esperado para 2023 ou 2024.

A Yamaha E01 possui um motor elétrico central com potência máxima de 8,1 kW (11 CV) a 5.000 rpm, e 30 Nm (3,1 kgfm) de torque a 1.950 rpm. Com ele, esta nova scooter é capaz de atingir até 100 km/h. Além disso, para obter ‘alta eficiência e alto rendimento’ de energia da bateria, ele é equipado com dispositivos de controle eletrônico “VCU”, “BMS” e “MCU”. A VCU (Vehicle Control Unit), integra informações como sensores de velocidade e valores estimados, envia sinais de controle para o BMS (Battery Management System) e MCU (Motor Control Unit).

No quesito bateria, ela é equipada com uma unidade de Íons de Lítio (não removível) de 87,6V e 56,3 Ah, que permite uma autonomia de até 104 km (com velocidade média de 60 km/h em piso plano). Ela pode ser recarregada com 3 tipos de carregadores: rápido, comum e portátil. Com o rápido, o tempo de carregamento de 0 a 90% é de apenas 1 hora. Com o carregador comum, o tempo é de 5 horas e com o portátil, de 14 horas.

yamaha e01 scooter elétrica

O quadro é do tipo berço duplo de aço, igual ao das motos, que conta com um excelente equilíbrio entre força e rigidez e, para a suspensão da roda traseira, foi adotado um braço oscilante fundido em alumínio CF, geralmente usado em motos de alto desempenho e esportivas.

Outros destaques do modelo: Frenagem regenerativa, que reproduz a sensação de freio motor (mas que não aumenta a autonomia); 3 modos de potência (Power, Standard e ECO), painel digital com sistema conectado (3G/LTE/GPS), que permite verificar remotamente as informações do veículo; sistema de controle de tração; e função reversa (marcha à ré).

Por fim, a Yamaha E01 é equipada com rodas de liga leve de 13″, e pneus de medidas 110/70-13 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio é a disco nas duas rodas (com ABS) e a transmissão final é por correia.

yamaha e01 scooter elétrica

Enfim, para mais informações sobre a Yamaha Brasil, acesse o site https://www3.yamaha-motor.com.br/.

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer