Valeo lança sistema de motor para bicicleta elétrica com câmbio automático embutido

Compartilhar:

A Valeo, uma empresa francesa de peças para automóveis e a líder mundial em eletrificação, acabou de anunciar o lançamento de um sistema de motor central para bicicleta elétrica com câmbio automático embutido.

O sistema foi revelado em 2020 e agora, 14 meses depois, a empresa diz que conseguiu seus 14 primeiros clientes, ou seja, empresas fabricantes de bicicletas elétricas. Seus clientes incluem La Manufacture Française du Cycle (através de sua marca Sunn), Ateliers HeritageBike, VUF Bikes, Cycleurope e FUELL.

Considerando o sistema como a ‘grande inovação no novo cenário de mobilidade’, a empresa diz que seu produto entra em linha de produção em maio, e espera entregar mais de 100 mil unidades até 2024.

A Valeo diz que adaptou as suas plataformas tecnológicas de 48V, historicamente dedicadas à indústria automóvel, à indústria das bicicletas.

motor central com câmbio automático valeo

Em parceria com a empresa francesa Effigear, ela desenvolveu o sistema com motor elétrico central e uma transmissão automática de 7 velocidades. Com isso, a transmissão final pode ser feita por correia dentada, eliminando passadores, catracas, correntes e graxas, entre outros.

Além disso, a empresa diz que seu sistema pode ser utilizado em qualquer tipo de bike (mountain bike, city, cargo, etc) e que fornece assistência tanto para a frente quanto para trás (marcha à ré), facilitando as manobras, mesmo com peso.

Sejam pequenos veículos urbanos elétricos, motocicletas ou scooters elétricas, robôs autônomos de entrega de última milha ou e-bikes, a Valeo está acelerando seu crescimento nos novos mercados de mobilidade.

Valeo

Enfim, o futuro da mobilidade urbana está ficando ainda mais interessante. Poderemos ver, nos próximos anos, algumas bicicletas elétricas já saindo com esse sistema.

fonte

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

2 thoughts on “Valeo lança sistema de motor para bicicleta elétrica com câmbio automático embutido

  • 28 de fevereiro de 2022 em 14:15
    Permalink

    Ola, achei muito interessante tem com enviar mais informações e valor preciso de uma aro 29 ou kit para instalação na aro 29

    Resposta
    • 1 de março de 2022 em 06:59
      Permalink

      Olá Carlos, a Valeo irá começar a produção e venda do sistema às fabricantes de bicicletas elétricas no meio desse ano. Essas bikes devem começar a chegar ao mercado em 2023, mas estamos falando da Europa e EUA… deve demorar um pouco mais para chegar ao Brasil. Abço

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer