SYM trabalha em scooter híbrida com até 300 km de autonomia
O mercado de motocicletas e scooters elétricas ainda é instável e está em maturação. Nos automóveis, por exemplo, algumas empresas decidiram mudar o foco dos 100% elétricos para os híbridos e estes estão se tornando os ‘queridinhos’ do momento.
No caso das duas rodas, acreditamos que seguiremos o mesmo caminho, queiramos ou não. Com isso, algumas empresas já começam a trabalhar em conceitos com essas características.
Uma dessas empresas é a SYM, que lançou um conceito de scooter híbrida, ou seja, aquela que possui um motor elétrico responsável pela propulsão do veículo, e outro motor de combustão interna, para gerar energia elétrica e aumentar a autonomia.
A SYM PE 3, como é conhecido o conceito, possui design moderno, mas com linhas retas. Segundo informações, ele tem autonomia de apenas 35 km com sua bateria. Mas, com seu motor de combustão interna e tanque de 3 litros, ele pode percorrer cerca de 265 km adicionais, chegando a um total de 300 km.
Claro, essa é uma scooter para viagens urbanas e com baixa velocidade máxima. Informações dizem que o motor movido à gasolina não impulsiona o veículo, apenas gera eletricidade para carregar a bateria. Ele liga automaticamente quando a tensão da bateria cai de 75 para 60 volts.
Isto é diferente de alguns tipos de carros híbridos, onde o motor de combustão interna ajuda a ‘empurrar’ o veículo, contribuindo para um desempenho mais esportivo.
Mas esse tipo de combinação agora também é aplicado em motocicletas. A Kawasaki lançou recentemente sua motocicleta híbrida, que pode funcionar apenas com a bateria no modo 100% elétrico, ou no modo elétrico + combustão, tornando a pilotagem mais esportiva e prazerosa.
Enfim, teremos que esperar por mais informações, mas a SYM não anunciou quando sua scooter híbrida chegará ao mercado. Como o mercado ainda está evoluindo, muita coisa acontecerá nos próximos anos.
fonte e fotos: motorradonline