A ascensão meteórica do mercado de motocicletas elétricas
As motocicletas elétricas são um dos produtos que mais crescem na indústria automobilística. Com a chegada de novos modelos ao mercado todos os dias e a alta demanda dos consumidores, não é de se admirar que as motos elétricas tenham se tornado um dos produtos mais vendidos.
Fabricantes como Zero Motorcycles, KTM e BMW saltaram a bordo com suas próprias motocicletas elétricas inspiradas em motores à combustão.
Entretanto, outra empresa também decidiu que está na hora de causar impacto neste espaço: A Harley-Davidson, através da sua marca LiveWire, já possui duas motocicletas elétricas à venda, o que permite aos motociclistas experimentar todos os seus detalhes favoritos da Harley, mas de uma maneira totalmente nova.
Por fim, outras grandes marcas, como Honda e Yamaha, também anunciaram novos modelos elétricos para os próximos anos.
Motocicletas elétricas estão ficando mais populares a cada dia
As motos elétricas estão ganhando popularidade nos Estados Unidos e ao redor do mundo. De fato, há agora mais modelos de motocicletas elétricas no mercado do que nunca antes.
Como exemplo de como esta tendência está mudando nossas vidas, considere o que acontece quando você deixa a porta de sua garagem aberta o dia todo: ela fica quente por dentro, o que causa danos ao motor do seu carro com o tempo.
Com uma motocicleta elétrica, porém, você não precisa se preocupar com o superaquecimento porque não há necessidade de motores de combustão como os encontrados em carros ou caminhões tradicionais – e porque eles não exigem gasolina ou diesel (que podem causar poluição ambiental), as motocicletas elétricas são muito mais limpas do que suas contrapartes movidas a gás.
Fabricantes começaram a aumentar a produção de seus modelos elétricos
Com a popularidade das motocicletas elétricas em ascensão, os fabricantes começaram a aumentar a produção. De fato, as vendas aumentaram em mais de 40% só nos últimos dois anos, somente nos Estados Unidos.
O mercado para estes veículos tem sido impulsionado pela crescente demanda dos consumidores e pelo apoio governamental a fontes alternativas de combustível como a eletricidade.
À medida que mais pessoas tomam consciência de seu impacto ambiental e querem reduzir sua pegada de carbono, estão procurando maneiras mais ecológicas de se deslocar ou desfrutar de atividades recreativas.
Os incentivos e regulamentações governamentais desempenharão um papel fundamental
Enquanto os veículos elétricos estão se tornando mais populares, as motocicletas movidas a gás não irão desaparecer. Na verdade, o governo está pressionando para que mais veículos elétricos sejam vendidos e usados nas estradas no futuro.
Isto aumentará a demanda por motocicletas e as tornará uma opção atraente para compradores que queiram se deslocar ou fazer longas viagens sem ter que se preocupar em recarregar seus carros.
O Departamento de Transportes dos EUA (USDOT) emitiu várias diretrizes que exigem que os fabricantes de automóveis produzam um veículo elétrico a cada 10% das vendas realizadas pelos automóveis convencionais movidos a combustível entre 2020 e 2025.
O objetivo é reduzir as emissões do transporte em 60% em relação aos níveis de 2005 até 2030.
Bateria confiável e de carga rápida será fundamental
O mercado de motocicletas elétricas está crescendo a um ritmo acelerado, com muitos modelos novos chegando às ruas nos últimos anos.
As baterias usadas nestes veículos são a parte mais cara de um veículo elétrico e requerem carga frequente para mantê-los em funcionamento por longos períodos de tempo.
Embora a tecnologia de baterias tenha melhorado muito desde sua introdução no uso comercial há mais de duas décadas, ela ainda não é tão eficiente quanto os motores a gasolina quando se trata de potência e capacidade de peso.
Isto significa que enquanto uma bateria pode armazenar mais energia do que nunca, você precisará de várias horas de tempo de carregamento se quiser que sua motocicleta ou scooter volte a rodar e funcione novamente depois de atravessar a cidade ou sair para a natureza – o que pode não ser viável se não houver nenhum ponto de recarga nas proximidades!
O futuro das motocicletas elétricas é brilhante
Como você pode ver, as motocicletas elétricas são o futuro. O mercado deve crescer ainda mais nos próximos anos, e isto levará a uma qualidade de vida muito melhor para todos que andam de motocicleta elétrica.
Conclusão
O mercado de motocicletas elétricas será um grande mercado. Com a crescente popularidade dos veículos elétricos, é natural que as pessoas procurem maneiras de se locomover sem ter que comprar ou manter um veículo tradicional.
Temos visto esta tendência nos últimos anos com os modelos da Zero Motorcycles, e com os lançamentos que estão por vir, principalmente da Honda e Yamaha.