Lightning Motorcycles faz parceria com empresa brasileira de Nióbio para bater recorde de velocidade

Compartilhar:

A Lightning Motorcycles, uma fabricante norte americana de motos elétricas de alto desempenho, fez uma parceria com a CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, para bater o recorde de velocidade.

Assinada em janeiro de 2022, a parceria com a empresa sediada no Vale do Silício visa alavancar as aplicações do nióbio no setor de mobilidade e criar um veículo elétrico de duas rodas para quebrar o atual Land Speed ​​Record (LSR) da motocicleta comercial.

A iniciativa pretende inovar e testar o metal em diversos componentes do veículo, a fim de melhorar seu desempenho e, eventualmente, ultrapassar a marca de 250 mph (cerca de 403 km/h).

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, a parceria com a Lightning Motorcycles é especialmente estratégica, pois servirá como plataforma para experimentar e testar tecnologias de nióbio em veículos de alta performance.

“A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens das aplicações do nióbio, já que a adição do metal pode trazer inúmeros benefícios ao projeto, visando redução de peso e maior eficiência energética, além de contribuir diretamente para a segurança”. Mariana acrescenta que o acordo é de longo prazo, já que o protótipo também servirá de conceito para projetos futuros.

“Leveza e alta eficiência são essenciais para motocicletas de alto desempenho, usamos algumas aplicações de nióbio para atingir esses objetivos”, diz o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield. Confiante na parceria, afirma. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a CBMM para inovar ainda mais as tecnologias de nióbio que podem ser traduzidas em benefícios significativos não apenas para motocicletas elétricas de alto desempenho, mas para todos os tipos de veículos”.

lightning motorcycles moto elétrica

ELETROMOBILIDADE

O nióbio permite uma verdadeira revolução na mobilidade. Na siderurgia, por exemplo, a aplicação já é uma realidade na fabricação de aços de alta resistência. Permite o desenvolvimento de componentes mais resistentes, desempenhando um papel crucial no aumento da segurança do veículo.

Além disso, o metal pode possibilitar melhorias no sistema de frenagem como redução do desgaste, maior durabilidade e melhor eficiência; à sua utilização nos cátodos e ânodos das baterias dos veículos para obter características únicas, como carregamento ultrarrápido e maior densidade energética, em comparação com as tecnologias utilizadas nas baterias tradicionais de íons de lítio.

Enfim, para mais informações sobre a Lightning Motorcycles, acesse https://lightningmotorcycle.com/. Para mais informações sobre a CBMM, acesse https://cbmm.com/.

fotos: divulgação

Compartilhar:

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site Moto Elétrica Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos tradicionais e elétricas, bicicletas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo generated by DesignEvo free logo designer