Bosch desenvolve sistema de freio ABS para bicicletas elétricas
A Bosch anunciou que está desenvolvendo um sistema de freio ABS para bicicletas elétricas, um dos meios de transporte para mobilidade urbana mais promissores do futuro.
De acordo com a empresa, o ABS para e-bikes passa a integrar o sistema inteligente (smart system for e-bikes), que foi introduzido em 2021, junto com outras tecnologias, como as unidades de controle minimalistas Mini Remote and System Controller, bem como serviços digitais como eBike Alarm.
O sistema de freio antibloqueio (ABS) funciona da mesma forma que o presente nos carros e nas motocicletas, com sensores que detectam o travamento da roda e informa ao sistema para aliviar a pressão do sistema hidráulico, tudo em milésimos de segundo, para evitar que a roda trave de fato e deslize na pista. Com isso, reduz-se a distância de frenagem, aumentando a segurança, além de diminuir as chances de queda.
Hoje em dia, bicicletas elétricas e convencionais de alto desempenho já contam com freios hidráulicos superdimensionados, similares aos utilizados em motocicletas, desenvolvidos por empresas como SRAM, Magura e Shimano. Com isso, a potência de frenagem pode ser muito elevada. Sem o ABS, o ciclista inexperiente pode, por exemplo, sofrer uma queda ou colidir contra veículos ou objetos.
A estimativa da empresa alemã é que, com o ABS, haja uma redução de aproximadamente 30% os acidentes envolvendo bicicletas elétricas.
Enfim, o ABS para e-bikes da Bosch foi apresentado na última feira tecnológica, a CES 2023, que aconteceu em Las Vegas, mais ainda não há data para chegar ao mercado.
fotos: Bosch