Moto elétrica atinge 456 km/h e se torna a mais rápida do mundo
A moto elétrica Voxan Wattman, pilotada por Max Biaggi na pista do Space Florida no Kennedy Space Center (Estados Unidos), atingiu a velocidade máxima de 455,7 km/h, e se tornou a mais rápida do mundo.
O feito aconteceu no dia 22 de novembro com a moto parcialmente carenada, na categoria abaixo de 300 kg. A versão ‘naked’ (sem carenagem), também quebrou o recorde, com 369,6 km/h e é a mais rápida na sua categoria.
A moto elétrica Voxan Wattman usa o mesmo motor elétrico Mercedes do ROKiT Venturi Racing Team e do Mercedes-Benz EQ Formula E Team no Campeonato Mundial de Fórmula E.
As tentativas de quebra de recorde de velocidade aconteceram de acordo com os regulamentos da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A velocidade da Voxan Wattman foi medida a partir de uma largada em movimento em 1 km em direções opostas, em um período de duas horas. De acordo com as regras da Federação, a velocidade final é a média das duas velocidades registradas nessas duas corridas.
Por fim, para deixar o registro ainda mais emocionante, o velocímetro GPS da Wattman registrou uma velocidade instantânea máxima ainda maior, de 470,257 km/h.
Como é a Voxan Wattman
A Wattman é a primeira moto elétrica de alta performance feita pela Voxan, uma icônica marca de motos francesa, que foi adquirida pelo Grupo Venturi em 2010 e mudou seu foco para o mundo elétrico.
Ela é equipada com o motor Mercedes-Benz EQ de 320 kW (435 CV) e bateria de Íons de Lítio de 829V e 5kWh. Para resfriar o conjunto, é utilizado um sistema de refrigeração líquida, por trocador de calor de água/gelo seco.
O modelo carenado pesa 296 kg. Já o modelo ‘naked’, com o mesmo motor e bateria, pesa 276 kg.
Enfim, para mais informações, acesse o site https://www.voxan.mc/en/.
fotos: divulgação